Pré-candidato do partido Avante a prefeito de Natal, o ex-deputado Rafael Motta nega que esteja fechando com o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, do PSD, para ser o seu companheiro de chapa nas eleições de 6 de outubro. “De acordo com a assessoria de Comunicação do ex-deputado Rafael Motta (Avante), a informação não procede. Rafael segue com sua pré-candidatura a prefeito de Natal”, diz a nota do ex-deputado, que chegou a ser procurado pela TRIBUNA DO NORTE.
O presidente municipal do Avante, Eduardo Campos Rodrigues, também desmentiu rumores de que Carlos Eduardo estivesse conversando com Rafael Motta sobre uma aliança política em 2024: O diretório sempre trabalhou na perspectiva da candidatura de Rafael Motta, nunca sentamos para dialogar na questão da perspectiva dele ser vice de Carlos Eduardo”.
“Estamos acompanhando todo tipo de especulação, mas a gente trabalha com a candidatura de Rafael Motta, quando assumimos o partido há seis meses, foi atrás de montar uma chapa de vereadores e e atrás de quadros. Tanto que a gente ressuscitou o próprio Luiz Almir, que estava numa situação delicada e voltou a ser visto como possível vice de Carlos Eduardo lá na frente, mas o desejo da gente é que ia manter uma candidatura própria pensando na melhoria de Natal”, disse Eduardo C. Rodrigues, que é pré-candidato a vereador nas eleições de outubro.
Então, prosseguiu Rodrigues, “fizemos um trabalho em seis meses para fazer uma nominata para eleger de dois a três vereadores e vejo isso (Rafael ser vice de Carlos Eduardo) apenas como especulação, inclusive vou ter uma conversa com o Rafael Motta para abrir diálogo com o Rede Sustentabilidade e outros partidos para que possamos fazer uma chapa que seja dentro do que nós pensamos”.
Segundo Rodrigues, o presidente nacional do Avante, deputado mineiro Luís Tibé, deu carta branca para que o partido em nível municipal discutisse candidaturas a vereador e a prefeito, da mesma forma que admite o presidente estadual da legenda. “Nós temos total autonomia. Agora a gente tem que respeitar também qualquer decisão e orientação da nacional, até porque o Avante sai do zero com a possibilidade de ter dois vereadores e um candidato forte ao prefeito em Natal”, disse Rodrigues.
“Pra mim isso ainda é uma especulação, porque inclusive conversei com Rafael Motta e o que nós temos é sua pré- candidatura”, afirmou Jorge do Rosário, o qual ratificou o que disse o dirigente do Avante em Natal. “O presidente nacional que a gente tem contato permanente, não interfere nessas questões e nem eu como presidente estadual. É uma decisão de partido e que tenha, claro, a posição de Rafael”.
Rosário disse, ainda, que “o que vai acontecer lá na frente, a gente não sabe”, mas reafirma que respeita as decisões das instâncias partidárias, assim como o deputado federal Luis Tibé. de que “nunca viu dizer que vai interferir. O que eu acredito”.
A 30 dias do início do período das convenções partidárias, quase todos os partidos não fecharam chapas majoritárias, com pré-candidatos a prefeito e vice em Natal, exceto o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), que já anunciou a ex-secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, como futura companheira de chapa.
O ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD) já havia declarado que anunciará o nome do vice até às vésperas das convenções, que ocorrerão entre os dias 20 de julho e 3 de agosto.
Carlos Eduardo também foi procurado pela TRIBUNA DO NORTE, mas não respondeu. O foco, segundo ele tem dito é trabalhar num plano administrativo para Natal, enquanto visita bases eleitorais ouvindo sugestões de moradores sobre seu plano de governo.