14.7 C
Ouro Branco

Professores rejeitam propostas do governo e podem entrar em greve no RN

Anúncios

Os professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte rejeitaram as propostas apresentadas pelo governo Fátima Bezerra (PT) para atualizar o Piso Salarial 2023.

Os trabalhadores consideraram as proposições ruins e incompatíveis com suas reivindicações e aprovaram a realização de uma nova assembleia no dia 27 de fevereiro, com um indicativo de greve na pauta.

Professores rejeitam propostas do governo

Além disso, a categoria definiu que uma comissão composta pela diretoria do Sindicato e pelos professores Wallas, Luciana, Cléber e Francenilda continuará negociando com o Executivo estadual.

Outros cinco encaminhamentos foram aprovados coletivamente. São eles:

  • Os professores devem conversar nas unidades de ensino com os estudantes e seus pais sobre a Campanha Salarial deste ano e a implantação dos 14,95%;
  • As regionais do SINTE/RN devem realizar assembleias para ouvir a categoria em todo o Rio Grande do Norte;
  • O SINTE/RN deve preparar uma paralisação para o dia 08 de março;
  • O SINTE/RN deve elaborar um plano de mídia para a Campanha Educacional e Salarial 2023; e
  • O SINTE/RN deve apresentar no Núcleo de Ações Coletivas (NAC) uma proposta de negociação com vistas a reduzir o parcelamento do passivo do Piso 2022, incluindo a correção dos valores.

Propostas

O governo apresentou duas propostas para atualizar o Piso Salarial 2023. A primeira proposta consistia na implementação de 3% em maio para os ativos e aposentados que ganham acima do Piso, retroativo a janeiro, e 2,71% em setembro e 8,66% em dezembro. O retroativo seria implementado a partir de maio de 2024.

A segunda proposta, apresentada em audiência virtual nessa quinta-feira (16), previa a implantação de 5,70% em maio e 8,66% em dezembro, com retroativo a partir de maio de 2022.

Ambas as propostas foram rejeitadas pelo Sindicato.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos