27 C
Ouro Branco

Presidente do PT-RN afirma que partido espera manter aliança com MDB de Walter

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

A vereadora de Natal e presidente do PT-RN, Samanda Alves, afirmou que o partido espera repetir no Rio Grande do Norte a aliança política que existe no plano nacional, em especial na região Nordeste, com o MDB do vice-governador Walter Alves em torno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A declaração da dirigente petista se deu no contexto das últimas notícias a respeito da possibilidade de Walter Alves não assumir o Governo do Estado, no início de abril do próximo ano, após da anunciada renúncia da governadora Fátima Bezerra para concorrer a uma vaga ao Senado.

Em entrevista a uma rádio de Assú, no final de semana, Walter confirmou que pode não assumir o cargo para disputar uma vaga de deputado estadual. Além disso, o vice-governador deixou no ar a possibilidade de apoiar a pré-candidatura a governador do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União).

“Nós vamos ouvir o nosso partido no sentido de assumir o governo ou não. Não assumindo, eu serei candidato a deputado estadual, para que a gente possa formar uma grande nominada na Assembleia Legislativa”, declarou o vice-governador.

Perguntado diretamente sobre uma possível aliança com Allyson Bezerra, Walter Alves repetiu que ouvirá o partido antes de tomar uma decisão.

“Vamos escutar o partido, qual é o sentimento que o partido quer, quem o partido deseja que o MDB apoie para governador do estado a partir do próximo ano”, declarou.

A suposta articulação entre Walter Alves e Allyson Bezerra foi revelada pelo deputado federal João Maia (PP).

Em entrevista a um blog de Caicó, no domingo (21), o parlamentar afirmou que “o combinado” é que o vice-governador não assuma o Governo do Estado, seja candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa e indique um vice do MDB na chapa do prefeito de Mossoró.

“Não dá pra brincar de esconder isso. Nós vamos trabalhar nessa direção e realmente ter o apoio de Walter para Allyson”, declarou João Maia.

Saiba Mais: Walter admite que pode não assumir governo e deixa no ar possível apoio a Allyson Bezerra

João Maia não é porta-voz de Walter Alves”, minimizou presidente do PT-RN

Samanda Alves minimizou a declaração de João Maia dizendo não acreditar que ele “esteja se colocando como porta-voz do vice-governador”. “Eu acredito que quem fala por Walter é Walter”, comentou.

Samanda, no entanto, disse que, se houve uma “mudança de planos”, não será da parte do PT.

“Nossos planos continuam os mesmos”, enfatizou, reafirmando que as prioridades eleitorais da legenda para 2026 são a reeleição do presidente Lula, a eleição de Fátima ao Senado e a candidatura secretário estadual da Fazenda Cadu Xavier ao Governo do RN.

“Não é porque o PT quer estar à frente do poder, é por tudo que a gente tem feito pelo Rio Grande do Norte. A gente vai dizer para a população, porque, se tem pessoas que ainda não conseguem enxergar os feitos do PT para o povo do Rio Grande do Norte, elas vão entender e vão enxergar que Fátima tem sido a melhor governadora dos últimos anos do Rio Grande do Norte. Então, nós não mudamos de plano. Nós estamos a cada dia reafirmando, com o respaldo do PT Nacional, que nosso rumo, nossa prioridade é eleger Fátima senadora, eleger Cadu governador do Rio Grande do Norte e ampliar nossas participações na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa”, declarou.

A conversa que Walter teve com Fátima foi que não seria candidato e assumiria o Governo do Estado”, lembrou Samanda

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Samanda disse que Walter ainda não conversou com Fátima sobre essas especulações a respeito de assumir ou não o Governo do Estado.

“Ele não procurou a governadora ainda para falar sobre o 2026. A outra conversa que ele teve com a governadora foi reafirmando que não seria candidato, mas que assumiria o Governo do Estado”, disse, referindo-se ao compromisso anterior de Walter com Fátima de apoiar a pré-candidatura a governador de Cadu Xavier.

A presidente do PT-RN observou que “se o vice-governador se posicionar de forma diferente do que ele vinha conversando e construindo com o governo, com a governadora e com o PT, quem mudará de plano não somos nós, quem mudará de plano são eles”.

No final de fevereiro, Walter Alves anunciou que assumiria o Governo do Estado em abril de 2026, mas disse que não seria candidato à reeleição e declarou apoio à pré-candidatura de Cadu Xavier, conforme noticiado à época pela Agência Saiba Mais.

Saiba Mais: Cadu Xavier é o nome do PT para 2026: “Estou pronto para a disputa eleitoral”

Walter Alves e Cadu Xavier, em conversa em fevereiro, quando discutiram a composição da chapa governista para 2026. Foto: Assessoria Walter Alves

Ela acrescentou, no entanto, que o partido não trabalha com o cenário de rompimento institucional entre o vice-governador Walter Alves e a governadora Fátima Bezerra.

Samanda revelou que conversou com Walter, contou que o vice-governador “expôs os temores dele” com relação à situação financeira do Rio Grande do Norte, mas disse que essa questão está sendo tratada com o vice-governador pelo Governo do Estado.

“A gente espera que, uma vez esclarecidas essas informações sobre os dados do Governo do Estado, essa aliança que nós temos aqui no Rio Grande do Norte e no plano nacional tenha continuidade. Fora isso, eu não tenho o que falar porque o vice-governador não se pronunciou. O que está colocado, até agora, em diálogo dele com a governadora, comigo e com o presidente (nacional) do PT é que ele continua na aliança”, ressaltou.

Presidente do PT-RN diz que situação financeira do RN é melhor do que quando Fátima assumiu em 2019

Embora ponderando que não pode “responder pelo governo”, Samanda disse não ter dúvidas que Fátima Bezerra assumiu o Governo do Estado “numa situação financeira e fiscal muito pior em 2019”.

“Ela conseguiu atravessar a crise junto com sua equipe, com o secretário Cadu, apesar de ter no primeiro mandato um governo federal que era inimigo”, disse, fazendo referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Para Samanda, “os números atuais são bem diferentes, mas para melhor”. A presidente do PT-RN citou, ainda, a “relação muito direta com o governo federal”, que vem garantindo recursos para investir em “obras e custeio”.

“A situação fiscal e financeira do Governo do Estado não é a que vem sendo colocada aí por alguns setores e o vice-governador não teria razão de, olhando para os números financeiros do Rio Grande do Norte, não assumir o Governo do Estado”, apontou, acrescentando que a governadora Fátima Bezerra “não seria irresponsável de entregar a gestão em situação de ingovernabilidade.

Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos