17.6 C
Ouro Branco

Por que a imprensa quer tanto saber quem esteve na festa do Itamaraty

Anúncios

Nunca na história deste país a imprensa pediu lista de convidados de eventos do Itamaraty ou posse presidencial. Mas dessa vez há um motivo para a mídia querer a lista

A partir de uma consulta de um colunista da Revista Veja (ela ainda existe, amigo leitor) criou-se um debate insano sobre transparência no governo Lula.

O pedido feito ao Itamaraty era sobre os gastos da posse e a lista de convidados. Os gastos estão no portal da transparência e também foram informados pela Secretaria Geral da Presidência depois de uma solicitação de O Globo. A posse do presidente Lula custou R$ 627.930,95 aos cofres públicos. A de Bolsonaro, em 2019, em valores atualizados, R$ 1.090.439,39. Ou seja, a de Lula foi 42% mais barata. Bingo!

Quanto a lista de convidados da festa do Itamaraty, o babado é mais complexo. O órgão decidiu não divulgá-la. Não há exatamente um motivo muito especial, mas a alegação é de que isso poderia criar embaraços internacionais e diplomáticos por um lado e por outro poderia deixar mais vulnerável a segurança presidencial.

É possível dizer, que bobagem. Revelem logo esta lista e segue o jogo. Mas fui consultar um diplomata para tentar entender se há algo a mais neste balacubaco.

Ele me garantiu que não. Que nunca na história deste país a imprensa pediu lista de convidados de eventos do Itamaraty ou posse presidencial. E que por isso talvez o Itamaraty ao ser confrontado com a questão, preferiu tomar essa decisão de continuar mantendo certa discrição em seus eventos. Se eventualmente divulgasse a lista da posse, teria de divulgar sempre todos que compareceram ao órgão.

Ou seja, essa história da lista de convidados é puro pelo em ovo. Não é uma notícia e está se transformando numa narrativa para que a imprensa do mercado volte suas baterias contra Lula e o PT. Os colunistas lacerdistas de plantão vão começar a dizer que isso é um absurdo, que é chavismo, que onde já se viu um governo não divulgar quem convida pras suas festas pagas com dinheiro público etc e tal. Só vão se esquecer de dizer que tanto faz como tanto fez quem esteve neste evento, que aliás, era absolutamente transparente e onde as 3.500 pessoas que foram fizeram dezenas de fotos e postaram na internet.

Aliás, o blogueiro esteve lá como quase uma centena de jornalistas. Todos puderam ver quem eram os convidados. E se algo muito diferente tivesse acontecido, imagino que um desses quase 100 jornalistas já teria denunciado. 

De alguma maneira todo mundo sabe que a lista é uma bobagem, mas como se tornou uma pegadinha para bater no PT e em Lula vai ser explorada ao máximo. Quem está pedindo a lista de convidados da posse está interessado em apenas arrumar um jeito para atacar Lula e o PT.

Se a lista vier a público, eles arrumaram outro motivo fútil para tal. É um tipo de gente que deve estar com saudades do Ernesto Araújo.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos