16.9 C
Ouro Branco

População do RN é a que menos lê no Brasil

Anúncios

O potiguar é o povo que menos lê no Brasil, com o agravante de que está lendo cada vez menos, segundo o levantamento da 6ª edição do “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgado na tarde desta terça (19). Depois do RN, que lidera o ranking de pior índice de leitura, aparecem os estados do Mato Grosso (36%) e Piauí (37%).

No Nordeste, o Ceará (54%) foi o que apresentou melhor desempenho, seguido por Pernambuco (46%), Maranhão (45%), Bahia (42%), Sergipe (40%), Alagoas (39%), Paraíba (38%), Piauí (37%) e Rio Grande do Norte (33%).

Enquanto a média nacional de leitura é de 47%, esse índice baixa para 43% no Nordeste e para 33% no Rio Grande do Norte. A média nordestina já foi mais alta, chegando aos 48% em 2019. Eram 25,3 milhões de leitores na região em 2019 e 23,3 milhões em 2024.

De uma maneira geral os índices do RN seguem uma tendência nacional de queda no número de leitores. São 7 milhões de leitores a menos em todo o país nos últimos cinco anos, sendo essa a 1ª vez que o número de pessoas que não leram nem parte de uma obra (53%) superou a de leitores (47%).

Ao todo, foram realizadas 5.504 entrevistas para a pesquisa, em 208 municípios do Brasil, entre os dias 30 de abril e 31 de julho de 2024. O “Retratos da Leitura” é considerada a pesquisa mais abrangente sobre os hábitos de leitura do brasileiro.

Motivação

Das pessoas que ainda leem livros, 24% o faz porque gosta, esse índice era de 26% em 2019. Outros 15% leem por distração, 15% para atualização cultural, 13% por uma questão de crescimento pessoal, 10% para aprender algo novo, 8% por motivos religiosos, 6% para atualização profissional e 1% não soube ou não quis responder.

Outra pergunta foi sobre os fatores que influenciam na escola de um livro. Para 30% é o tema ou assunto da publicação, 2%escolhe pela capa, 11% pelo título do livro, 10% pelo autor, 9% segue a indicação de algum professor, 7% a partir de críticas e resenhas, 3% por causa de propagandas ou anúncios, 2% por indicação de influenciador digital, 1% por indicação de editora, 1% por indicação de clube de livro, 2% outros motivos e 2% não responderam.

Dificuldades

Para a maioria dos entrevistados, a falta de tempo (46%) é a maior barreira para a falta de leitura, já 9% dos entrevistados disseram que preferem fazer outra coisa e 8% afirmou que não tem paciência para a leitura.

A pesquisa também revela que o brasileiro prefere usar o WhatsApp ou Telegram, assistir televisão, ouvir música rádio e jogar vídeo game a ler um livro e que a maioria dos entrevistados costuma ler em casa (85%). O levantamento também revelou uma tendência de queda da escola como lugar de leitura.

Obras favoritas

Já dentre os livros mais marcantes citados pelos entrevistados, estão a Bíblia, O Pequeno Príncipe e os gibis da Turma da Mônica. Entre os autores mais citados estão Machados de Assis, Monteiro LObato e Maurício de Sousa.

Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos