17.6 C
Ouro Branco

Paulinho Freire faz primeira troca de secretários para acomodar irmã de Álvaro Dias

Anúncios

Eleito com o apoio de Álvaro Dias (Republicanos), o prefeito de Natal, Paulinho Freire (UNIÃO), colocou a irmã do ex-gestor, Andréa Dias Viveiros, como nova titular da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Semul). Ela substitui Danielle Mafra, que ficou menos de duas semanas no cargo — havia sido nomeada em 2 de janeiro.

A mudança foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Município desta segunda-feira (13). Além de Andréa Dias, Paulinho ainda colocou um homem — Saulo Spinelly — para ser o adjunto da pasta.

Essa é a volta de Andréa Dias para a estrutura do município. Na gestão do irmão, ela foi titular da pasta de Trabalho e Assistência Social (Semtas) em duas oportunidades. O primeiro ciclo, entre 2019 e 2020, foi marcado por um afastamento por acusação de nepotismo. Spinelly também atuou na gestão passada, como auxiliar de Andréa na Semtas.

Já Danielle Mafra, que agora deixa — ao menos temporariamente — a Prefeitura, foi a secretária executiva de Concessões e Parcerias Público-Privadas de Natal no governo Álvaro Dias. Foi ela a responsável, por exemplo, pelos projetos para conceder o Complexo Turístico da Redinha, o Teatro Sandoval Wanderley e a área de imagens do novo Hospital Municipal à iniciativa privada. Por um período, no ano passado, também acumulou essa função com a presidência da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), depois da saída de Dácio Galvão.

Questionamos a Prefeitura de Natal sobre o motivo da troca no comando da Semul em um curto período, e se Danielle Mafra vai ocupar outro cargo na municipalidade. A Prefeitura preferiu não comentar.

Segurança Pública

O Diário Oficial também trouxe a nomeação da escrivã da Polícia Civil, Samara Trigueiro, como secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes). Além de integrar a Polícia Civil do Rio Grande do Norte como escrivã, Samara Trigueiro Felix da Silva é professora do Curso de Direito da Universidade Potiguar (UnP). Especialista em Direito Processual Penal, Segurança Pública e Atividade Policial, ela também exerceu a advocacia por 10 anos e teve passagem como procuradora do município de Monte Alegre. A posse está marcada para esta quarta-feira, 15 de janeiro, às 10h, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão.

Aliados

Com a chegada de Andréa Dias à Semul, Paulinho continua a acomodar aliados, esposas e outros familiares em cargos nas secretarias. Entre os integrantes, está a esposa do prefeito, a vereadora reeleita Nina Souza (UNIÃO), que assumiu a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas). O primeiro suplente do União Brasil seria Felipe Alves, vereador da última legislatura que não conseguiu ser reeleito — ele recebeu 4.502 votos, ante 6.127 de Nina.

Felipe, entretanto, também foi anunciado para outra pasta da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Com isso, a vaga na Câmara ficou com outro vereador não reeleito, Chagas Catarino, que recebeu 4.346 votos na eleição de 2024.

Já na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), o titular escolhido por Paulinho foi o vereador reeleito Hermes Câmara (Cidadania), que recebeu 4.072 no ano passado. Com a ida para a SEL, ele deu vez ao primeiro suplente da federação PSDB-Cidadania, Cleiton da Policlínica (PSDB), que teve 3.749 votos no último pleito.

Já no dia 8, foi o momento do prefeito anunciar alguns dos adjuntos das secretarias, contendo o nome do vereador não reeleito Anderson Lopes (PSDB) para ser o Secretário Adjunto de Trabalho e Assistência Social (Semtas), ao lado da esposa de Paulinho. Posteriormente, Klaus Araújo (PSDB) entrou como Secretário Adjunto de Administração Geral da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Já o ex-presidente da Câmara Municipal, Raniere Barbosa (UNIÃO), ficou como Secretário Executivo Adjunto de Concessões e Parcerias Público-Privada. Karla Veruska, sua esposa, continuou na gestão. No último dia 9, ela foi nomeada como adjunta de Empreendedorismo e Inovação da Secretaria Municipal de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovações (Sepae). Até o ano passado, na gestão Álvaro Dias (Republicanos), Veruska era adjunta da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Semidh).

Já a ex-secretária de Políticas Públicas para Mulheres (Semul), Midy Avelino, passou a ser a nova Secretária Adjunta Executiva da Fundação Cultural da Capitania das Artes (Funcarte). Midy é esposa do vereador e atual presidente reeleito da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome (PP).

Além destes, Paulinho ainda nomeou o irmão, o advogado Sérgio Freire, como secretário da Casa Civil do seu futuro governo.

Saiba mais

Paulinho acomoda ex-vereadores e esposas em cargos na Prefeitura de Natal

Paulinho Freire repete Álvaro e terá irmão como secretário em Natal

Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos