25.1 C
Ouro Branco

Ouro-branquense é contemplado com reconhecimento internacional concedido pela Universidade de Harvard

Anúncios

Daercio e sua esposa Daniele National Mall

O biólogo Daercio Adam de Araújo Lucena, natural de Ouro Branco (RN), acaba de ser agraciado com a Ernst Mayr Travel Grant, uma das mais tradicionais bolsas de incentivo à pesquisa oferecidas pelo Museum of Comparative Zoology da renomada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O prêmio é voltado a pesquisadores promissores na área de zoologia e representa um importante reconhecimento no cenário científico internacional.

Filho do ex-prefeito José Batista de Lucena e de Luzia Dantas de Araújo Lucena, Daercio construiu uma trajetória acadêmica marcada por dedicação e superação. Formou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no campus de Patos (PB), entre 2007 e 2012. Prosseguiu os estudos na Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto (SP), onde concluiu o mestrado (2013–2015) e o doutorado (2015–2019), com foco em taxonomia de insetos — a ciência de descrever e classificar as espécies da natureza.

Carta de concessão do Ernst Mayr Travel Grant 2025

Atualmente, Daercio é pesquisador de pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), em São José do Rio Preto (SP). Desde março de 2025, realiza um estágio de pesquisa de 12 meses no prestigiado National Museum of Natural History, em Washington, D.C., EUA, como parte de seu projeto científico em desenvolvimento no Brasil.

National Museum of Natural History, Washington D.C.

A Ernst Mayr Travel Grant chega como um marco simbólico e motivacional na carreira do pesquisador, que destaca o valor humano e institucional desse reconhecimento:

Mais do que o apoio financeiro, ser agraciado com esse prêmio representa para mim uma honra enorme e motivo de muito orgulho por representar nossa terra e nossa gente. É um reconhecimento que tem um peso ainda maior quando considero minha origem, minha trajetória e o momento da minha carreira.”

Daercio também relembra os desafios enfrentados como estudante oriundo de um campus no interior da Paraíba:

“Egresso de um campus pequeno, enfrentei muitos desafios ao longo do caminho — desde a falta de recursos até as incertezas que infelizmente tantos outros jovens pesquisadores conhecem bem em nosso país. Hoje, poder celebrar esse reconhecimento reforça meu apreço pela ciência e pela natureza, e representa um passo marcante na minha jornada como biólogo apaixonado pela nossa biodiversidade.”

Com atuação especializada no estudo dos insetos — o grupo mais diverso do planeta —, o ouro-branquense reforça o papel da ciência como instrumento de transformação pessoal e coletiva.

“Mais do que um prêmio, é a prova de que sonhar grande e trabalhar com dedicação fazem a diferença.”

Daercio irá receber uma homenagem na Câmara de Ouro Branco. O reconhecimento internacional de Daercio Lucena é motivo de orgulho não apenas para sua família e comunidade de origem, mas para todo o Brasil, especialmente para os que acreditam no poder da educação e da ciência como caminhos de progresso.

A homenagem foi proposta pelo Vereador Marcos Costa e consiste na entrega de uma Medalha de Honra ao Mérito, concedida a personalidades que elevam o nome do município por suas contribuições à sociedade. O ato solene visa celebrar a dedicação, o talento e a perseverança de Daercio, que se tornou um exemplo de superação e excelência acadêmica para toda a população ouro-branquense.

A iniciativa também representa um importante gesto de valorização da ciência e da educação por parte do poder legislativo municipal, reconhecendo o impacto que histórias como a de Daercio têm no estímulo às novas gerações. Jovens estudantes de Ouro Branco e da região passam a enxergar na trajetória do pesquisador a possibilidade real de alcançar espaços de destaque no cenário mundial, mesmo diante de adversidades.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos