21.9 C
Ouro Branco

Mulher corre cinco quilômetros todas as semanas para ir à quimioterapia

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

Roberta Rocha corre cinco quilômetros todas as semanas para fazer quimioterapia no Hospital de Muriaé, em Minas Gerais, onde nasceu e cresceu.

O diagnóstico só foi feito recentemente e após uma suspeita da jovem de 27 anos: tinha sentido um nódulo no peito ao fazer o chamado “autoexame”.

“Quando eu acordei, passei a mão no peito e senti um caroço”conta Roberta num dos vários vídeos que publicou no seu TikTok sobre a doença.

“Sempre que vocês puderem fazer, façam o autoexame, porque eu repito: o diagnóstico precoce salva vidas”frisou.

Segundo a influencer, que já antes do diagnóstico fazia conteúdos para as redes sociais, esta é uma das perguntas que mais recebe sobre o seu câncer. No vídeo, Roberta reforça a importância da mamografia e do ultra som, notando que “muitas mulheres não sentem este caroço”.

@robetarochar Recebo muitas perguntas de como eu descobri o cancer de mama e foi simplesmente isso gente, eu senti um nodulo e procurei ajuda medica, recomendo voces ao primeiro sinal de retração da pele, vermelhidão ou secreção na mama, procure um profissinal da saúde. #fyp #cancerfighter #quimioterapia som original – Roberta Rocha

Ao g1, a influenciadora contou que as corridas já não eram novidade na sua vida.

“Eu era uma pessoa obesa e uma das coisas que eu praticava para ajudar no processo de emagrecimento foi a corrida de rua”afirmou.

Roberta passou por um processo de perda de peso extremo, tendo conseguido perder mais de 40 quilos.

“Depois que descobri o diagnóstico fiquei um pouco baqueada, porque não é um diagnóstico fácil, mas eu tento levar todos os dias da melhor forma”, contou.

Num outro vídeo nas suas redes sociais, Roberta mostra um dia normal na sua vida quando vai receber um tratamento de quimioterapia.

Enquanto corre os cinco quilômetros até ao hospital o “queridão”, como apelida o seu marido, vai de carro até à unidade de saúde com os documentos de Roberta e para tirar a senha dela para o atendimento.

“Antes que você pense que eu sou uma doida”, brincou, “saiba que exercício é extremamente importante para pacientes oncológicos porque melhora a qualidade de vida, reduz a fadiga e ajuda no controle dos efeitos colaterais”.

Contudo, e Roberta fez questão de frisar este ponto, a influencer disse ter sido atleta e, por isso, este tipo de exercício já é familiar ao seu corpo.

@robetarochar 5ª quimioterapia 5km.. como é bom estar viva ️️vencerei esse câncer maldito, da melhor forma #fyp #quimioterapia #cancerfighter Aquecimento Passinho do AFROFUNK – Dj Ruanzito

“Toda a semana eu venho para cá (hospital) e passo por todo o processo (de quimioterapia). Quinzenalmente faço os exames de sangue e está tudo caminhando certo. Os efeitos colaterais são mínimos e eu senti que a prática de exercício físico diminui muito isso, então está tudo indo bem”afirmou a brasileira.

Roberta encontra-se na décima de 16 sessões de quimioterapia. A partir da 12.ª, o tratamento começará a ser quinzenal mas, para já, mantém as corridas semanais.

Leia Também: Fósseis de 770 mil anos podem revelar ancestral de humano moderno e de neandertal



Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos