16.8 C
Ouro Branco

Ministério da Saúde financiará pronto-socorro ortopédico no RN

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

O Ministério da Saúde vai financiar 100% de um pronto-socorro ortopédico que será instalado no Hospital Regional Alfredo Mesquita, em Macaíba, região metropolitana de Natal. O objetivo é evitar a superlotação do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, como ocorre atualmente. O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra (PT), na tarde desta terça (03), durante coletiva à imprensa.

Nas contas do Governo do Estado, o pronto-socorro terá custo mensal de R$ 900 mil. O recurso foi assegurado após apresentação do projeto à ministra Nísia Trindade, em Brasília, na semana passada. A estimativa é que a unidade comece a funcionar na primeira quinzena de janeiro de 2025, atendendo os casos de baixa e média complexidade. Apenas os casos graves e de alta complexidade serão encaminhados ao Walfredo Gurgel.

“Asseguramos o compromisso de repasse de R$ 900 mil mensais para o custeio do serviço de baixa e média complexidade em ortopedia. Esse aporte representa um marco inédito para o SUS (Sistema Único de Saúde) no Rio Grande do Norte, sendo uma ação concreta de cooperação federativa”, ressaltou a governadora Fátima Bezerra.

Saiba +
Sem acordo, Governo do RN lamenta municípios contra consórcio na saúde

A nova unidade será tocada através de um Consórcio Interfederativo em Saúde, inspirado no modelo do Consórcio do Seridó. O acesso dos pacientes será tanto por meio de regulação, quanto de procura espontânea, para os casos mais simples.

A intenção é atender a demanda dos municípios que mais encaminham internações em baixa complexidade ao Hospital Walfredo Gurgel: Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, São José de Mipibu, Parnamirim e Ceará-Mirim.

Além do novo pronto-socorro ortopédico, a direção da Sesap iniciou nesta terça a entrega de 16 leitos para o Hospital Walfredo Gurgel. Os novos leitos passam a receber pacientes já nesta semana. Outros 23 leitos serão abertos até o próximo dia 6 de dezembro. As 39 novas vagas hospitalares integram o plano de contingência elaborado para minimizar a superlotação do Walfredo Gurgel.

Recusa

O anúncio da criação de um pronto-socorro ortopédico foi feito depois que os municípios da Região Metropolitana de Natal não aceitaram a proposta da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e do Ministério Público do Rio Grande do Norte de fazer um consórcio para implantar um sistema compartilhado de atendimento ortopédico de baixa e média complexidade na região.

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do RN (Cosems) se posicionaram contra o compartilhamento das responsabilidades por meio do consórcio, apesar da crise no Hospital Walfredo Gurgel provocada pela superlotação, principalmente, pelo grande número de pacientes da ortopedia das cidades da Região Metropolitana da capital.

Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos