25.3 C
Ouro Branco

Mais de 170 mil estão com 2ª dose contra Covid atrasada no RN

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

Apenas população com vacinação em dia pode participar de eventos e acessar alguns serviços no estado.

Mais de 170 mil potiguares estão em atraso na aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19, segundo divulgou a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

Diante da circulação da variante delta no estado e com a liberação dos eventos de massa, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lançou um alerta orientando a população a buscar as salas de vacinação para regularizar o esquema vacinal.

De acordo com o governo, até esta quinta-feira (7) havia 44 casos confirmados de pessoas infectadas pela variante delta no estado. “A vacina é a forma mais eficaz de prevenir a contaminação e disseminação da doença, além da possibilidade de evitar o desenvolvimento de casos graves e morte”, informou a Sesap.

No estado, só podem participar de eventos de massa pessoas que estejam em dia com a vacinação. O “passaporte da vacina” é exigido em eventos com público superior a 300 pessoas, equipamentos públicos e privados, estádios, ginásios, jogos, cinemas, teatros, salas de concertos e museus.

De acordo com a plataforma RN+Vacina, 76% da população geral do estado já tomou a primeira dose da vacina contra o coronavírus, equivalente a pouco mais 2,425 milhões de potiguares. E, 47% da população já está totalmente vacinada, ou seja, mais 1,5 milhão de pessoas já receberam a segunda dose ou dose única da vacina contra Covid.

Para o diretor do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), professor Ricardo Valentim, a vacinação é fundamental para que o estado vença a pandemia e haja, por exemplo, a liberação para o fim do uso de máscara.

“É preciso que exista uma cobertura alta da população, acima de 80%”, apontou.

O professor ressaltou a redução dos casos graves e internações, já provocados pela imunização e ressaltou que a população deve completar o esquema vacinal para o estado não retroceder nas medidas de reabertura, com um possível aumento de casos.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos