Lula anuncia presença das forças armadas em portos e aeroportos do RJ e de SP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos portos de Santos, Rio de Janeiro e Itaguaí (RJ), e nos aeroportos do Galeão (RJ) e de São Paulo, como forma de combater a atuação do crime organizado.

A medida, que determina a atuação das Forças Armadas em regiões específicas até o restabelecimento da ordem e da segurança pública, valerá até maio de 2024, segundo o presidente, e foi explicada em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (1º), em Brasília.

Ainda de acordo com Lula, a Marinha trabalhará em conjunto com a Polícia Federal (PF) na Baía de Guanabara (RJ) e nos acessos marítimos ao porto de Santos e ao lago de Itaipu (RJ).

Já a Polícia Rodoviária Federal e a Força Nacional “manterão os efetivos extras que já estão atuando no policiamento ostensivo no Rio de Janeiro e nas rodovias federais”.

Em conjunto com o governo do Rio, alvo de ataques que evidenciaram a atuação das milícias no estado, o Ministério da Justiça e Segurança Pública irá implantar a Cifra, um comitê para investigar e recuperar ativos ligados ao crime organizado, disse o petista.

“O dado concreto é que chegamos a uma situação muito grave. A violência tem se agravado a cada dia que passa, e resolvemos tomar uma decisão, fazendo com que o governo federal ajude os governos dos estados a se livrar do crime organizado, da formação de quadrilha, do tráfico de drogas e do tráfico de armas”, concluiu Lula.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Portal Ouro Branco Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading