14.8 C
Ouro Branco

Lucro da Petrobras indica espaço para ajustar preços, diz ex-chefe da estatal em governos do PT

Anúncios

Em entrevista à CNN neste sábado (4), o ex-presidente da Petrobras em governos do PT José Sergio Gabrielli defendeu que o lucro recorde reportado pela estatal em 2022 indica espaço para reduzir preço de combustíveis vendidos a distribuidoras.

Lucro da Petrobras indica espaço para ajustar preço

“Nesse cálculo (custo de produção de petróleo para chegar à venda nas refinarias), há uma margem bastante grande, tanto é que a Petrobras está tendo lucros extraordinários. Essa lucratividade mostra que há muito espaço para ajustar os preços, porque a regra da paridade de preços de importação (PPI) não é uma regra bíblica, é uma escolha política”, diz.

A Petrobras divulgou na noite desta quarta-feira (1º) que seu lucro líquido registrado em 2022 foi de R$ 188,33 bilhões, recorde da estatal. O resultado é 77% maior que do ano anterior.

Gabrielli comentou ainda sobre a decisão do governo de tributar exportações de óleo cru, medida que visa compensar perdas de receita. Segundo ele, a decisão foi acertada e é comum em outros países.

“Os preços do petróleo vão subindo, levando as petroleiras em vários países a adotarem essa medida de capturar parte da renda petroleira das exportações com aumento de impostos sobre importação, que são comuns. Então acho que foi correta a decisão do governo”, diz.

“O Brasil tem hoje um volume de exportação de petróleo cru muito grande, isso decorre da incapacidade das nossas refinarias de processar mais petróleo no Brasil, pois estão em quase capacidade plena, o que significa que estamos com uma potencial crise de fornecimento doméstico”.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos