19.8 C
Ouro Branco

Governo lança nova carteira de identidade com número único; saiba como funcionará

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

Validade do documento é nacional e os institutos de identificação têm até 6 de março para se adequarem à mudança

O governo federal lançou a Carteira Nacional de Identidade, com um número único, o do CPF, para todo o país. O documento foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto na tarde desta quarta-feira (23).

A Secretaria-Geral da Presidência da República informou que a carteira de identidade vigente no país continua sendo aceita por até 10 anos para a população de até 60 anos de idade. Para quem tem acima, será aceita por prazo indeterminado.

A validade do documento é nacional e os institutos de identificação têm até 6 de março para se adequar à mudança. A emissão permanece sob responsabilidade das Secretarias de Segurança Pública de cada ente federativo.

A carteira, que deve atender requisitos em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, é considerada mais segura, por causa da possibilidade de validação eletrônica de sua autenticidade por QR Code, inclusive off-line, argumenta o governo.

Com a medida, os cidadãos não precisarão mais memorizar o número de RG e do CPF, uma vez que o CPF passa a ser o número único. A carteira passará a ser também documento de viagem, devido à inclusão de código que poder ser lido por equipamento (código MZR, que é o mesmo do passaporte).

De acordo com o governo, o documento “simplifica a vida do cidadão e visa coibir fraudes”. Atualmente, os brasileiros retiram a carteira de identidade com um número e, caso percam e solicitem em outro estado, têm acesso ao novo RG com um número diferente.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos