Gargalheiras alcança maior volume dos últimos 12 anos. Veja vídeo

O açude Marechal Dutra, em Acari — popularmente conhecido como Gargalheiras — está com o o maior volume de água acumulada dos últimos 12 anos. A informação foi divulgada esta semana pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn).

De acordo com o Igarn, neste sábado (30), o Gargalheiras chegou ao volume de 16,9 milhões de metros cúbicos, o que equivale a 38,07% da sua capacidade total, que é de 44,4 milhões de metros cúbicos.

Este já é o maior acumulado de águas no manancial dos últimos 12 anos.

Veja abaixo um vídeo que o fotojornalista Canindé Soares fez do açude para registrar esse cenário que não ocorria pelo menos desde 2012.

O Rio Grande do Norte alcançou o maior volume de água acumulado em seus reservatórios para o mês de março dos últimos 12 anos anos. De acordo com as medições feitas pela Agência Nacional de Águas (ANA), o estado alcançou 55,32% de volume acumulado em seus açudes e barragens.

A última vez que o estado passou os 50% de acúmulo foi em 2012, quando registrou o percentual de 75,71%. Mas naquela época não foram contabilizadas as informações acerca das barragens de Umari, em Upanema; e Santa Cruz, em Apodi.

Em 2024, o volume total das barragens e reservatórios no Rio Grande do Norte é de 4.494 bilhões de m³. Em 2012, sem as informações dessas barragens, o volume anotado era de 3,010 bilhões de m³. Ou seja: 1,484 bilhão de m³ a menos.

Em março de 2013, quando as informações dessas barragens foram contabilizadas, o percentual atingido de volume acumulado foi de 43,6%. Depois daquele ano, por quase 10 anos, o Rio Grande do Norte viu seus reservatórios perderem volume acumulado.

O menor valor para um mês de março foi em 2018, quando o volume total acumulado em seus reservatórios foi de 11,54%. Depois daquele ano, os reservatórios começaram a apresentar recuperação e vêm, aos poucos, conseguindo elevar a quantidade de água.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Portal Ouro Branco Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading