Em fevereiro, Autoesporte repercutiu que a marca brasileira Zeepo Motors estava para iniciar a importação de carros elétricos chineses ainda em 2024. Passaram-se cinco meses e as primeiras unidades dos novos Sun e GSE foram flagradas em São Paulo, como revelam as imagens divulgadas pelo perfil Placa Verde (@placaverde), no Instagram.
O hatch compacto e o sedã médio, ambos elétricos, foram fotografados em uma espécie de showroom em Guarulhos (SP) com rodas e logos cobertos. Estes modelos são produzidos pela Jiangling Motors Corporation (JMC), a fabricante chinesa que também é responsável pela montagem do Ford Territory em uma joint-venture. No Brasil, os novos elétricos serão vendidos pela Zeepo, representada pelo empresário Fábio Guasti.
Autoesporte apurou que a Zeepo tem contrato de exclusividade de 20 anos com a JMC para vender elétricos no Brasil. A operação seguirá o molde da parceria entre Hyundai e Chery com o Grupo Caoa, como uma licença de importação, mas há uma diferença importante: a Zeepo foi autorizada a vender os carros da JMC sob sua própria marca.
Zeepo Sun
O Zeepo Sun é um hatch compacto com 3,50 metros de comprimento, 1,65 m de largura e 2,34 m de entre-eixos. É menor que um Fiat Mobi, que tem 3,59 m de extensão. Seu pequeno motor elétrico síncrono dianteiro desenvolve 17,4 cv de potência e 8,4 kgfm de torque, abastecido por uma bateria de íons de lítio de 15,8 kWh.
Na China, onde se chama JMEV Xiaoqilin, o hatch tem 175 km de autonomia declarados e velocidade máxima de 100 km/h. O pacote de equipamentos inclui ar-condicionado, lanterna de LED, assistente de saída em rampas, monitoramento de pressão dos pneus e rádio simples com USB e Bluetooth.
Provavelmente, chegará ao Brasil para concorrer com Renault Kwid E-Tech (R$ 139.990) e Jac E-JS1 (R$ 126.900). O compacto chinês já aparece no site da Zeepo, mas o preço ainda não foi divulgado.
Zeepo GSE
O Zeepo GSE é um sedã médio com 4,68 m de comprimento, 1,84 m de largura e 2,75 m de entre-eixos — portanto, é equivalente a um Mercedes-Benz Classe C. Seu nome na China é JMC Yi.
Os números são mais generosos comparados aos do Sun. O motor elétrico síncrono dianteiro é abastecido por uma bateria de 60 kWh e entrega 147 cv e 22,5 kgfm. A autonomia em ciclo chinês é de 500 km. Sabemos também que o GSE vai de 0 a 50 km/h em 3,9 segundos e tem velocidade máxima limitada a 140 km/h.
Bem mais equipado, traz todos os itens disponíveis no Sun, adicionando central multimídia com pareamento de celular, sistema de detecção de colisão, painel de instrumentos digital e acabamento de nível superior.
Mais barata que a BYD?
O plano da Zeepo inclui ainda o SUV médio Z7 Sport e o sedã S7 Sport, mas estes ainda não foram vistos no Brasil. A marca brasileira está em fase de homologação e não detalhou sua estratégia para 2024.
Autoesporte pode dizer que a Zeepo mira o sucesso da BYD e vai oferecer carros mais baratos que a conterrânea. Até lá, continuará focada na venda de empilhadeiras, tratores elétricos e placas solares.
Sua estratégia inclui showrooms temporários em shoppings, aeroportos e pontos de vendas coletivas. Já os carros serão oferecidos não apenas com carregadores wallbox, mas também com placas solares residenciais para reduzir os valores da recarga.