17.4 C
Ouro Branco

espera por cardiologia no RN chegou a 98 dias em 2024

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

Os brasileiros esperaram, em média, 57 dias por uma consulta no SUS em 2024. A quantidade de tempo é maior do que a média de espera durante a pandemia de Covid-19, em 2020, quando o tempo de espera foi de cerca de 50 dias, maior marca da séria histórica iniciada em 2009.

O levantamento é do jornal O Globo a partir de dados do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Ao todo, foram contabilizadas 84 especialidades médicas disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde), nas 27 unidades da federação. De maneira geral, as áreas mais demandadas no Brasil são oncologia, que no Rio Grande do Norte tem espera média de 5 dias por uma consulta; oftalmologia (41 dias), cardiologia (98 dias); ortopedia (22 dias) e otorrinolaringologia (22 dias).

Fora da lista de mais demandados, o acesso de pacientes a algumas áreas, cuja demanda têm crescido bastante, também parece enfrentar uma barreira. No RN, uma consulta psiquiátrica, por exemplo, pode demorar até 74 dias. No caso de psicologia, a espera pode chegar aos 163 dias.

Segundo O Globoapesar do Sisreg ser o único meio de controle das filas, o governo federal diz que o sistema é falho porque algumas unidades da federação não preenchem os dados, além disso, algumas capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, possuem controle próprio não integrado ao sistema nacional.

No dia 10 de março o governo federal publicou portaria dizendo que vai substituir o Sisreg por um novo sistema, o E-SUS Regulação. Por ele, os gestores locais serão obrigados a enviar dados sobre as filas de atendimento periodicamente, independente dos sistemas alternativos usados por estados e municípios. Mas, ainda não há prazo para implantação da nova plataforma.

Áreas mais demandadas tempo de espera no RN:

Oncologia – 5 dias de espera no RN

Oftalmologia – 41 dias

Cardiologia – 98 dias

Ortopedia – 22 dias

Otorrinolaringologia – 22 dias

Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos