18.9 C
Ouro Branco

Fátima diz que diálogo segue aberto para definição de reajuste dos professores

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

Depois da leitura da mensagem anual na Assembleia Legislativa, na terça-feira (11), a governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou que “o diálogo permanece aberto” para definir pagamento do reajuste do piso do magistério para os professores da rede estadual. O Ministério da Educação (MEC) reajustou em 6,27% o piso salarial nacional do magistério público, definindo o valor mínimo de R$ 4.867,77 para a rede pública de todo o país, com jornada de 40 horas semanais, para o exercício de 2025.

Fátima disse que o Governo do Estado “aplicou a lei do piso tanto na integralidade como na isonomia, aliás é um dos poucos estados que faz isso”, mas ponderou que o Ministério Público “entrou com uma ação judicial e isso está em discussão”.

A governadora fez referência à decisão da Justiça Estadual que determinou a suspensão do pagamento das parcelas do retroativo do piso salarial dos professores da rede estadual de 2023.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), ao decidir favoravelmente à Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelo Ministério Público, considerou que o reajuste foi concedido “sem considerar os impactos orçamentários e financeiros”.

Bruno Vital, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte-RN), disse que, se a decisão for mantida, apenas cerca de cinco mil professores terão aumento, num universo de 30 mil profissionais.

Para o Sinte-RN, a ação do Ministério Público é referente apenas ao piso de 2023, não havendo impedimento para a atualização dos salários de 2025.

Professores da rede estadual protestam em frente a Assembleia Legislativa. Foto: Eryka Silva/Reprodução

Os servidores da rede estadual fizeram uma manifestação em frente a Assembleia Legislativa, depois nas galerias do Legislativo, durante a leitura da mensagem da governadora Fátima Bezerra.

De acordo com o Governo do Estado, os professores da rede estadual de ensino tiveram 86% de reajuste salarial nos últimos seis anos.

O reajuste do piso nacional do magistério definido anualmente pelo MEC é obrigatório apenas para o nível 1, enquanto no RN, por força da Lei Complementar 322/2006, o reajuste é aplicado para toda a carreira, incluindo aposentados e pensionistas.

Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos