18 C
Ouro Branco

Ex-deputado Vivaldo Costa faz análise política de Ouro Branco e projeta o cenário para 2024

Anúncios

No último sábado (25), o ex-deputado Vivaldo Costa (PV) participou do programa Mesa Redonda, da Rádio Caicó AM, onde apresentou um panorama sobre o cenário político dos municípios do Seridó potiguar.

Em sua análise, Vivaldo trouxe comentários pontuais sobre cada um dos municípios citados e explicou como está verdadeiramente a política em cada um deles.

Um dos municípios analisados pelo ex-deputado foi Ouro Branco, onde ele destacou a candidatura da Dra. Fátima, que segundo ele é fortíssima e conta com o apoio dos grandes nomes da política do RN. Vivaldo afirmou que a DOUTORA deve enfrentar em 2024, o atual prefeito Samuel, que, na sua opinião, faz uma administração feijão com arroz, sem brilho e sem destaque.

O ex-deputado ainda pontuou que pesa contra o atual prefeito a ingratidão à ex-prefeita Fátima, o que pode influenciar na disputa eleitoral. Vivaldo destacou que, nessa disputa, quem tem a simpatia do povo é a Dra. Fátima.

O ex-deputado Vivaldo Costa, usou como base para suas explanações, o currículo político de Fátima Silva, a ex-prefeita de Ouro Branco, carinhosamente conhecida como “A Doutora”.

E, de fato, os números falam por si só, não é para menos, já que a ex-prefeita também tem um histórico de apoio que tem rendido votações extraordinárias aos candidatos que ela endossa:

Campanhas a nível municipal:

  • 2012: Em 2012, Fátima Silva foi eleita prefeita com 59,68% dos votos válidos, uma diferença de 19,36% (717 votos) em relação ao segundo colocado.
  • 2016: Em 2016, ela se reelegeu com uma votação ainda mais expressiva, conquistando 62,57% dos votos válidos, uma diferença de 25,14% (929 votos) em relação ao seu adversário.
  • 2020: Apesar de seu sucesso eleitoral, Fátima Silva enfrentou uma decepção política em 2020, quando seu protegido Samuel foi eleito prefeito com 53,91% dos votos válidos. No entanto, Samuel mais tarde viria a trair Fátima.

Campanhas a nível Estadual:

  • 2014: Em 2014, os candidatos que contaram com o apoio da ex-prefeita em Ouro Branco obtiveram votações expressivas, como o deputado estadual Nelter Queiroz, que alcançou 41,69% dos votos, contra 13,96% do segundo colocado. Já a deputada federal Zenaide Maia conseguiu 49,34% dos votos, contra 12,24% do segundo colocado. Para o Senado, a candidata Fátima Bezerra conseguiu impressionantes 73,05% dos votos, contra 26,60% do segundo colocado. E, para a Presidência da República no primeiro turno, Dilma Rousseff obteve 70,27% dos votos na cidade, contra 16,24% do segundo colocado.
  • 2018: Em 2018, a história se repetiu, com candidatos apoiados por Fátima Silva conseguindo votações expressivas em Ouro Branco. O deputado estadual Nelter Queiroz alcançou 39,98% dos votos, contra 17,93% do segundo colocado, enquanto o deputado federal João Maia obteve 46,62% dos votos, contra 15,92% do segundo colocado. Para o Senado, a candidata Zenaide Maia conseguiu 35,19% dos votos, contra 20,12% do segundo colocado. E, na disputa pelo governo do estado, a candidata Fátima Bezerra arrasou, obtendo 75,95% dos votos, contra 24,05% do seu adversário. No segundo turno da eleição presidencial, Fernando Haddad foi o preferido dos eleitores de Ouro Branco, com 76,80% dos votos, contra 23,20% de seu oponente.
  • 2022: Recentemente, em 2022, mesmo contra a maquina pública, a ex-prefeita Fátima Silva conseguiu dar uma votação excepcional aos candidatos que ela endossou. O deputado estadual Nelter Queiroz conseguiu 34,07% dos votos, contra 39,07% do primeiro colocado. Já a deputada federal Dra. Julia Ferreira obteve 38,82% dos votos, contra 44,30% do primeiro colocado. Na disputa pelo governo do estado, Fátima Bezerra mais uma vez arrasou, conseguindo 68,65% dos votos, contra apenas 18,13% do segundo colocado. E, na eleição presidencial, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva foi o preferido dos eleitores de Ouro Branco, com 73,33% dos votos, contra 22,01% do segundo colocado.

Os números não mentem: o apoio da ex-prefeita Fátima Silva tem sido determinante para o sucesso dos candidatos em Ouro Branco.

Apesar de ter sido traída por seu sucessor, o currículo político de Fátima Silva é indiscutível. Suas vitórias eleitorais mostram sua habilidade como líder e administradora, e seu comprometimento com a melhoria da qualidade de vida de seus eleitores.

Ela é uma das políticas mais bem-sucedidas e respeitadas do estado, e seu currículo é uma prova de sua dedicação e competência.

A análise do ex-deputado Vivaldo Costa é importante para entender o cenário político dos municípios do Seridó potiguar e como os candidatos se posicionam para o próximo pleito. As informações trazidas por ele podem ajudar os eleitores a fazer uma escolha mais consciente e informada nas próximas eleições.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos