26.6 C
Ouro Branco

Deputados trocam PSDB pelo PL em apoio a Rogério Marinho

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

As eleições de 2026 ainda estão distantes, mas as peças do tabuleiro da sucessão da governadora Fátima Bezerra (PT), que encerrará seu segundo mandato à frente do Executivo do RN, já estão se movimentando. A filiação dos deputados estaduais José Dias, Dr. Kerginaldo, Gustavo Carvalho e Tomba Farias ao PL, na próxima segunda-feira (2) em Natal, deverá marcar o primeiro ato do lançamento da candidatura do senador bolsonarista Rogério Marinho, presidente estadual da legenda, ao Governo do Estado.

Os quatro parlamentares atualmente são filiados ao PSDB, legenda que é comandada no RN pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira. A filiação ao PL é uma sinalização de que eles devem apoiar a candidatura de Rogério, que poderá disputar o voto da oposição com o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), cujo nome também é cotado para a sucessão de 2026.

Na eleição municipal de 2024, Rogério queria indicar o vice do prefeito reeleito Allyson Bezerra, que não aceitou ceder a vaga ao PL. Após o desentendimento, os dois romperam politicamente e passaram a trocar críticas públicas. O senador apoiou a candidatura de Genivan Vale (PL) à Prefeitura de Mossoró, que ficou em terceiro lugar, com apenas 7,6% dos votos válidos.

Allyson Bezerra não esconde a intenção de disputar o Governo do Estado. Uma das pistas disso, além das movimentações políticas de bastidores, é a maciça campanha publicitária que o prefeito vem fazendo das suas realizações à frente da Prefeitura de Mossoró, com o objetivo de expandir seu nome para todas as regiões do Rio Grande do Norte.

O jovem prefeito sabe que apenas ser aprovado em Mossoró não é suficiente para viabilizar sua candidatura a governadora, ainda mais se o racha na oposição se confirmar, com ele tendo de disputar o voto bolsonarista no RN com o senador Rogério Marinho.

Do lado governista, ainda não há uma definição sobre a chapa que concorrerá contra Allyson e Rogério. O vice-governador Walter Alves (MDB) é tido como o nome mais provável para enfrentar a oposição, mas isso dependerá da confirmação da renúncia da governadora Fátima Bezerra, em abril de 2026, para concorrer a uma das duas vagas ao Senado Federal.

De todo modo, segundo analistas políticos, a divisão na oposição poderá beneficiar a chapa governista, independentemente de quem seja o candidato a governador. Enquanto Rogério Marinho se apresenta como o representante maior do bolsonarismo no RN, defendendo inclusive a anistia para o ex-presidente no caso da tentativa de golpe de estado para impedir a posse do presidente Lula (PT), como revelado pelas investigações da Polícia Federal, Allyson Bezerra tenta se distanciar da polarização para conquistar o eleitor de centro.

Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos