24 C
Ouro Branco

Deputadas do PT pedem anulação da privatização da Petrosix

Anúncios

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) e a deputada estadual Ana Júlia (PT) entraram na Justiça nesta sexta-feira (14) para pedir a anulação da privatização da Unidade de Industrialização do Xisto (Six), em São Mateus do Sul (PR). A Six pertencia à Petrobras.

As parlamentares querem que a venda seja cancelada já que o comprador, o banco canadense Forbes & Manhattan não pagou à estatal valores acertados em contrato.

“Além das diversas irregularidades e inconsistências encontradas no processo de venda da SIX para a F&M, havia indícios de que essa empresa não possuía capacidade, nem técnica, nem financeira para executar as operações da unidade. Tal fato se concretizou com a paralisação das atividades a partir de 10 de julho, devido ao não cumprimento das obrigações contratuais pela F&M Brazil”, destaca o texto da ação popular.

Por conta da falta de pagamento do Forbes & Manhattan, a Petrobras paralisou a operação da Six, que estava em processo de transição.

A unidade estava parada desde maio para manutenção. Deveria ter voltado a operação no dia 6. Mas isso não ocorreu.

A Petrobras concluiu a venda da Six e da Petrosix –tecnologia para extração de óleo combustível das rochas de folhelho betuminoso– em novembro do ano passado, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Tinha acordado com os compradores que manteria a operação da Six até que eles adquirissem capacidade para fazê-lo. Essa ajuda, porém, tinha um custo para eles.

Como o contrato não vem sendo cumprido, a Petrobras paralisou seus serviços. Os salários dos petroleiros estão assegurados pela estatal.

O coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, estima que a estatal tenha levado um calote de cerca de R$ 140 milhões. “É mais um escândalo que ocorre na SIX, onde a Petrobras estava prestando serviços para a Forbes & Manhattan, mas não estava sendo paga, o que demonstra a incapacidade financeira e operacional desse grupo que comprou a refinaria do Paraná na bacia das almas, com a ajuda de ex-gerentes da Petrobras”, criticou.

Histórico de problemas

Reportagem da Agência Pública publicada em fevereiro revelou que, em 2012, uma comissão interna de apuração da Petrobras investigou um possível vazamento de informações sigilosas sobre a Petrosix para a F&M. Por isso, desaconselhou futuros negócios com a F&M. Mesmo assim, a estatal vendeu a SIX à companhia.

Segundo a Petrobras, a venda está em consonância com resolução do Conselho Nacional de Política Energética e integra o compromisso firmado pela Petrobras com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a abertura do setor de refino no Brasil.

A recomendação da Petrobras tem a ver com suspeitas sobre a suposta venda de informações da Petrosix para a F&M sem o consentimento da empresa. O negócio envolveu do pai da juíza Gabriela Hardt, trabalhou com Sergio Moro na Lava Jato. O engenheiro químico Jorge Hardt Filho trabalhou na Six.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos