14.8 C
Ouro Branco

Denúncia de Marcos do Val abre crise no PL; Valdemar Costa Neto depõe à PF nesta quinta

Anúncios

A denúncia do senador Marcos do Val (Podemos-ES) abriu uma crise dentro do PL – partido do ex-presidente Bolsonaro e que estava negociando a filiação do parlamentar capixaba.

    A informação, que atinge em cheio o ex-presidente Jair Bolsonaro, foi divulgada no mesmo dia em que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, tem depoimento agendado na Polícia Federal.

    Marcos do Val disse que bolsonaristas, com aval do ex-presidente Jair Bolsonaro, tentaram convencê-lo a gravar uma conversa com o ministro Alexandre de Moraes – e conduzir o diálogo para que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral viesse a admitir que estaria rompendo limites constitucionais em suas decisões.

    Segundo o senador – que também anunciou que se afastará do mandato –, a proposta de gravação teria sido feita pelo ex-deputado Daniel Silveira, preso nesta quinta-feira (2) por determinação do STF, em reunião com a presença de Bolsonaro.

    Em mensagens trocadas com Marcos do Val, Daniel Silveira estimulava o senador a cumprir a missão e dizia que ele iria virar um “herói da pátria”.

    O senador não só recusou, como diz ter relatado o episódio para o próprio ministro do STF Alexandre de Moraes.

    Foi Moraes quem determinou a prisão de Daniel Silveira nesta quinta, mas por outro motivo: desrespeito a decisões de medidas cautelares durante o ano passado. Silveira não foi reeleito e, por isso, está sem foro privilegiado.

    Bomba no PL

    As declarações de Marcos do Val caíram como uma bomba dentro do PL.

    Alguns líderes defendem afastar a cúpula do partido da influência do ex-presidente Bolsonaro, devolvendo a legenda para o campo de centro e evitando a extrema-direita.

    Uma reunião de emergência foi convocada para a manhã desta quinta no Senado.

    A denúncia de Marcos do Val vem a público também depois da derrota do bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN) na disputa pelo comando do Senado, quando Rodrigo Pacheco foi reeleito para presidir a Casa.

    Mais artigos

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Últimos artigos