Confira 12 peças de alfaiataria para montar looks elegantes

Blazer, calça reta e vestido tubinho são essenciais para quem quer montar produções sofisticadas, mas também versáteis

Se uma das suas metas para 2023 é mudar o estilo e se vestir de forma mais elegante, a palavra de ordem é alfaiataria. O estilo polido e clássico inclui peças como blazer, calça reta, camisa de botão e vestido reto. A proposta ultrapassa a formalidade e também pode compor visuais descolados.

Até o século 20, as roupas das pessoas de classe média e alta eram feitas por alfaiates. Esses profissionais criavam as peças de acordo com as medidas dos clientes, o que resultava em um visual polido.

As oficinas onde esses profissionais trabalhavam eram conhecidas como alfaiatarias. Lá, nasciam itens que eram restritos ao guarda-roupa masculino, como ternos e casacos.

Na década de 1940, com a Segunda Guerra Mundial, as mulheres ingressaram no mercado de trabalho por falta de mão de obra masculina – já que os soldados estavam na batalha. A partir daí, elas passaram a usar essas peças que eram consideradas masculinas.

Com a quebra das caixas de gênero, a alfaiataria virou sinônimo de elegância. O estilo faz referência a calças retas de tecidos pesados, com um corte bem feito; a camisas de botão estruturadas; e, claro, aos blazers.

As peças que remetem a essa estética podem ser usadas juntas, o que resulta em um visual mais sério. Mas também podem ser usadas com roupas mais descontraídas, como calça jeans, para um look moderno.

A Coluna Moda Fora dos Padrões selecionou 15 peças para quem quer incorporar a alfaiataria ao guarda-roupa. A ideia é usar as roupas em diferentes ocasiões, como no office look ou na produção para um encontro.

Vitrine M Fashion 

Todas as indicações reunidas nesta publicação foram selecionadas por uma equipe de colaboradores da Coluna Moda Fora dos Padrões, em parceria com o Vitrine M. O time é responsável por uma curadoria especial, que inclui ampla pesquisa de itens alinhados com tendências atuais e preços considerados acessíveis.

Quando leitores adquirem alguma peça a partir desta matéria, o Blog pode receber uma pequena comissão sobre a operação. É relevante destacar que os valores mencionados se referem à data de publicação e podem sofrer alterações, de acordo com os critérios de cada loja. O Blog não comercializa os produtos ou serviços citados.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Portal Ouro Branco Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading