Cientistas do laboratório Cold Spring Harbor, nos Estados Unidos, descobriram como as células cancerígenas se espalham pelo corpo durante o processo de metástase.
Câncer de próstata
Denominado ‘Rastreamento de linhagem clonal com entrega somática de códigos de barras graváveis revela história de migração de câncer de próstata metastático’, o estudo foi liderado pelo professor Adam Siepel.
Método
A equipe de Siepel, professor do laboratório, criou códigos de barras em células para rastrear os caminhos pelo quais o câncer de próstata se espalha pelo corpo.
Resultados
Foi analisado que a maioria das células cancerígenas permanece dentro do tumor e, assim, não se espalha pelo corpo como metástase
Minoria
Embora a maioria das células cancerígenas concentrem-se no tumor, segundo o estudo, há uma pequena parcela que migra para os ossos, fígado, pulmões e nódulos linfáticos.
Clareza
A leitura fornece uma imagem mais clara de como o câncer se espalha no corpo. Essa clareza pode contribuir no desenvolvimento de novas terapias no combate ao câncer.
Avanços
O uso de código de barras no acompanhamento da metástase significa uns avanços. O método permite ler as informações sobre como o câncer se espalhou de sua origem
Prevenção
Segundo o Ministério de Saúde, o câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% dos homens. Como prevenção, a pasta recomenda hábitos como exercícios, alimentação saudável e não fumar