|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
No Rio Grande do Norte, o volume de chuvas está 8,6% acima da média esperada para os quatro primeiros meses de 2022. Mesmo com alguns reservatórios transbordando e volume de chuvas na média de 600 mm em algumas localidades do município, o prefeito de Ouro Branco – RN decretou estado de emergência, segundo Samuel Souto (PL), o município está enfrentando um período de estiagem.
O sistema de monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou um volume médio no período de janeiro a abril deste ano de 466,7 milímetros (mm) em todo o estado, enquanto o esperado era de 429,8 mm. A região que mais recebeu carga d’água foi o Oeste Potiguar, com o acumulado de 560.6mm.
Para os potiguares, a boa incidência de chuvas significa esperança de boa safra e colheita na produção agrícola, além da segurança hídrica no abastecimento de água dos municípios, com aumento das reservas que, atualmente, alcançam 43,59% da sua capacidade total, divulgado pelo Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn) no dia 18 de abril.
“Nesse final de abril e início de maio, as chuvas continuarão ocorrendo em todas as regiões, com bons índices, devido as boas condições termodinâmicas dos oceanos atlântico e pacífico”, explica o chefe do setor de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.
Com as chuvas que deverão ocorrer até o final de abril, o estado ficará na condição climatologia de normal a acima. Até o momento, são 63 municípios na condição normal e 14 na de chuvoso.
De acordo com as análises da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a previsão para os meses de abril, maio e junho de 2022 é de volumes dentro da média esperada ou acima dela. Os volumes médios esperados por região são os seguintes: 478 mm (milímetros) para a região Leste; 323 mm para o Oeste; 278 mm para o Agreste; e 215 para a região central. A previsão é maior para três regiões, no comparativo com o acumulado registrado no primeiro trimestre (janeiro, fevereiro, março): foram observados 298 mm no Leste; 397 mm no Oeste; 228 mm no Agreste; e 304 mm no Centro.
