15.8 C
Ouro Branco

Cerimônia de posse de Dilma Rousseff no Novo Banco de Desenvolvimento deve ser mantida

Anúncios

Apesar do cancelamento da ida de Lula à China por causa de uma pneumonia, fontes afirmam que a cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff à frente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o banco dos Brics, em Shanghai, deve ser mantida.

A comitiva brasileira iria a Pequim, onde Lula teria como principal agenda um encontro com o presidente chinês Xi Jinping no dia 28, e depois seguiria a Shanghai para a cerimônia de posse de Dilma, marcada para o dia 29. Embora a visita de Lula seja importante, pessoas ligadas ao banco dos Brics afirmam que a posse de Dilma e a visita de Lula são agendas distintas.

Cerimônia de posse de Dilma Rousseff

Com apenas dois anos de mandato do Brasil à frente da instituição, adiar a posse de Dilma por tempo indeterminado pode enviar uma sinalização negativa. Por isso, é importante que a cerimônia de posse ocorra conforme o planejado, mesmo sem a presença de Lula.

Dilma, que embarcaria com Lula no avião presidencial, tem uma vasta experiência na área econômica e já foi responsável por liderar importantes projetos de desenvolvimento no Brasil. Sua indicação para o cargo de presidente do NBD foi elogiada pelos demais países do bloco dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e a expectativa é que ela contribua para fortalecer a posição do banco no cenário internacional.

O Novo Banco de Desenvolvimento foi criado em 2014 pelos Brics com o objetivo de financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países membros e em outras economias emergentes. Desde então, o banco já aprovou mais de 70 projetos em áreas como energia renovável, transporte e saneamento básico, totalizando mais de US$ 30 bilhões em investimentos.

Com a posse de Dilma, o Brasil assume a presidência do NBD pelos próximos dois anos, período em que terá a oportunidade de liderar importantes projetos e contribuir para fortalecer a cooperação entre os países membros.

Com Informações da CNN BRASIL

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos