16.3 C
Ouro Branco

Cearense de 13 anos aprovado em três universidades sonha estudar astrofísica em Harvard

Anúncios

O estudante Alexandre Monte tem apenas 13 anos e um histórico impressionante: foi aprovado em três vestibulares, já ganhou medalhas em mais de 20 olimpíadas, aprendeu a tocar piano em casa durante a pandemia, canta ópera e sonha estudar Astrofísica em Harvard, nos Estados Unidos.

Recentemente, passou para o curso de letras na Universidade Estadual do Ceará (Uece) em primeiro lugar e tirou a nota máxima na redação. Ele ainda tem na sua lista de conquistas aprovações em história, também pela Uece, e em medicina pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Ao g1, Alexandre ainda disse que estuda pelo menos 11 horas por dia. No fim de semana, são sete. E ele dá dicas para quem está na luta pela sonhada aprovação:

“Primeiramente, resolver questões. Você vê o conteúdo, a teoria, pesquisando no site, em um livro ou em alguma aula, chega em casa e faz questões sobre o conteúdo. O máximo que puder. Quando cansar desse conteúdo, vai para o outro que viu no dia”.

Ter um plano de estudos, com cronograma organizado, também pode ajudar na rotina, disse Alexandre. E aqui vai a dica de ouro:

“Na véspera da prova, tente não estudar, só relaxe. Vá à praia, viaje, durma”, reforçou.

Diagnóstico de Altas Habilidades

O menino começou a estudar aos dois anos de idade. Aos seis, descobriu que tem Altas Habilidades. “O superdotado tem recursos intelectuais suficientes para desenvolver por conta própria o seu potencial superior (…) Se caracteriza por um excelente rendimento acadêmico”, resume o Ministério da Educação.

João Pedro Araújo, outro cearense, mas de 10 anos, também tem Altas Habilidades. Ele já foi aprovado em duas universidades e participou do quadro Pequenos Gênios do programa Caldeirão do Huck.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos