16.3 C
Ouro Branco

Casa da Estudante é entregue após obras de recuperação

Anúncios

Nesta quarta-feira (13), Gustavo Coêlho (secretário da Infraestrutura) e Gabriel Medeiros (subsecretário de Juventude da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos) realizaram a vistoria final das obras de recuperação da Casa da Estudante, em Natal. O Governo do Estado investiu cerca de R$450 mil na reforma e requalificação do imóvel que, pela primeira vez desde a sua construção, recebeu uma intervenção desse porte.

O prédio, que passou a abrigar mulheres estudantes de todo o estado a partir de 1977, foi tombado como Patrimônio Histórico Estadual em 2004. Durante a pandemia de Covid-19, com a necessidade de isolamento social e a adoção do modelo de aulas remotas, as estudantes que moravam no local retornaram para suas cidades de origem e a Casa acabou ficando desocupada.

Mesmo não sendo um equipamento público e tendo sua gestão realizada por associações estudantis, o Governo do Estado reconhece a importância e a relevância do serviço prestado por espaços como as Casas de Estudante e, por isso, realizou tal intervenção para evitar a deterioração do local. “Mais uma ação do governo Fátima Bezerra em defesa da Educação do Rio Grande do Norte, que envolveu três secretarias (SIN, SEMJIDH e SEEC) e traz mais cidadania e dignidade para a nossa juventude”, afirmou Gustavo Coêlho.

A obra recuperou aspectos estruturais do prédio, tais quais instalações elétricas e hidráulicas, além de realizar a reforma das fachadas e de todos os cômodos, garantindo a capacidade de disponibilizar 72 vagas de alojamento. “Essa obra tem uma importância enorme, é recuperar um patrimônio das jovens mulheres potiguares e esse espaço para a garantia da permanência estudantil. Muita alegria de receber essas chaves e agora é esperar os próximos momentos de recebimento do mobiliário, terminar de equipar e deixar pronta para uso das estudantes potiguares”, destacou Gabriel Medeiros.

O processo licitatório para mobiliário e equipamentos está em curso, sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), e a previsão é que a Casa da Estudante volte a funcionar como moradia estudantil a partir do início do ano que vem. Enquanto isso, a expectativa é ocupar o local ainda esse ano com ações de formação e capacitação voltadas para a juventude.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos