19.8 C
Ouro Branco

Carlos Madeiro – Cotada no MEC, Izolda assina lei para CE ter escolas 100% em tempo integral

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

Exemplo nos últimos anos de educação pública no país, o Ceará vai lançar na próxima sexta-feira (16) um plano ambicioso para se tornar o primeiro estado a universalizar o tempo integral nas escolas municipais.

O que você precisa saber

  • Izolda Cela, governadora do Ceará, está entre os nomes cotados para assumir o MEC (Ministério da Educação) no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT);
  • A dias de deixar o governo, Izolda vai universalizar o ensino em tempo integral no Ceará;
  • Governadora conta com lóbi de educadores que veem o Ceará como exemplo na educação;
  • Ex-PDT, ela tem aval de Camilo Santana (PT), mas sofre resistência dentro do PT.

A medida a ser lançada por Izolda deve impulsionar o modelo cearense de ensino que já é um sucesso. Segundo o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o Ceará tem hoje 87 dos 100 melhores resultados de escolas dos anos iniciais do ensino fundamental do Brasil. As 10 melhores são cearenses. Já nos anos finais, são 70 escolas entre as 100 primeiras do ranking.

Relacionadas

Não à toa o nome da governadora Izolda Cela (sem partido) é um dos favoritos para assumir o MEC a partir de 2023 no governo Lula (PT). Ela foi uma das responsáveis pelo começo do processo como gestora ainda em Sobral, onde seu marido Veveu Arruda foi prefeito. Ele, por sinal, integrou o grupo de transição do governo na área de educação.

Izolda gera resistência dentro do PT. Nos bastidores, sabe-se que o nome de Izolda só não foi oficializado no MEC por Lula porque há uma ala do PT que resiste e defende uma indicação do partido à pasta.

Izolda era do PDT e foi vice-governadora do agora senador eleito Camilo Santana (PT) —ele foi convidado para assumir o MEC, mas negou e indicou a governadora como o nome ideal.

Além do político cearense, há um lóbi de educadores e entidades que querem ver Izolda no MEC para tentar replicar o modelo de sucesso cearense por todo o país.

Pacto geral. Na expectativa da indicação ou não, Izolda será a cicerone do evento desta sexta no Palácio da Abolição, em Fortaleza, que deve receber prefeitos e secretários de educação dos 184 municípios.

Na ocasião, ela vai deixar sua marca no governo ao sancionar a lei que amplia o Programa de Aprendizagem na Idade Certa, o Mais Paic. O governador eleito, Elmano de Freitas (PT), também participará do evento —ele foi apoiado por Izolda na eleição de outubro e venceu no primeiro turno.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos