|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O ano de 2025 marca os 90 anos da Insurreição Comunista de 1935 no Rio Grande do Norte. Pensando nisso, o bloco carnavalesco Turma do Boneco vai homenagear e relembrar esse evento histórico, em Natal, no dia 3 de março. A reunião promete unir setores ligados à esquerda e fazer do carnaval uma “aula de história”.
É o que conta Roberto Monte, um dos organizadores, que atua com o tema dos direitos humanos desde os anos 1980. Ele relata que o grupo tem um projeto de formação desde 1978, que surgiu como uma Comissão de Justiça e Paz e agora é uma espécie de universidade popular, a qual resgata a memória histórica a partir de 1930.
“A gente reúne todo esse povo que gosta de política, mas também gosta de alegria. É um bloco de visível inspiração política. A gente vai juntar todo mundo e vai se divertir pra relembrar, comemorar e levantar esse lance da história”, Roberto afirma sobre o carnaval deste ano. De acordo com ele, o trajeto passa por lugares de memória na capital potiguar.
Lugares de memória
Roberto compartilhou o trajeto do bloco em 2025. Na segunda de carnaval, o bloco sairá ao lado da Casa do Estudante, na Praça João Tibúrcio. “Ali era um quartel, que teve combates em 35. Era o chamado Quartel da Salgadeira”, Roberto explica. A primeira parada é ao lado da antiga Catedral – “em cima da torre, botaram lá uma metralhadora e mandaram bala lá pra Casa do Estudante”.
Vizinho ao Zé Reeira, no atual Instituto Federal do RN Cidade Alta, já foi a Escola de Artífices. “O líder da junta de 35, que era o sapateiro José Praxedes, estudou lá”. Depois, os foliões descem pela avenida Rio Branco, passando na Escola Estadual Winston Churchill, que já foi um quartel do Exército, o 21 BC. Já em frente ao Palácio dos Esportes, havia “uma chamada Vila Cincinnati, que era um QG da junta”.
No evento, o hino da Assembleia Nacional Libertadora será cantado em ritmo carnavalesco. Segundo Roberto, haverá duas prévias, uma nas Rocas e outra no espaço do Zé Reeira, na Cidade Alta – ainda sem datas fechadas.
Turma do Boneco
No período em que Lula da Silva (PT), atual presidente da República, estava preso, a Turma do Boneco levou às ruas da capital potiguar um boneco de 4 metros que o homenageava e pedia “Lula Livre”.
Para 2025, o bloco carnavalesco sairá com quatro bonecos menores, de cerca de 2 metros. Cada um é um personagem da Insurreição: José Praxedes, Giocondo Dias, Leonila Félix e Amélia Reginaldo.
A Turma do Boneco tem um site, que funciona como memorial online, um canal no YouTube e a Editora Potiguariana.
Abadás

Abadá do bloco Turma do Boneco 2025 (Foto: divulgação)
Os abadás já podem ser solicitados, no valor de R$ 50,00 cada, pelo contato de Roberto: (84) 99977-8702. Outros contatos: (84) 98856-9048 – Aldemir Lemos e (84) 98888-4560 – Crispiniano Neto.
