Bancos, INSS, Correios, unidades de saúde: confira o funcionamento de serviços neste fim de ano

O Natal e o período de mudança de ano fazem com que alguns serviços importantes para o dia a dia tenham esquemas específicos de funcionamento. Por isso é preciso conferir o que funciona e o que não funciona nos dias próximos aos feriados.

Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, feriados nacionais, não há expediente na maior parte dos serviços, com exceção daqueles que funcionam em regime de urgência. Este ano, os dias 24 e 31 de dezembro caem em domingos, e, portanto, também serão dias de serviços interrompidos, mesmo não sendo feriados.

As exceções, como geralmente acontece, são serviços como os de emergência em saúde, que mantêm o funcionamento de maneira ininterrupta. Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Sistema Único de Saúde (SUS) e centros de atendimento em urgência e emergência nas redes privadas de saúde vão funcionar.

O atendimento nas farmácias e drogarias depende da localidade. É comum haver escalas de plantão ou revezamento (com apenas algumas drogarias abertas nos dias de feriado). É preciso confirmar caso a caso.

Bancos fechados dia 29

No caso específico dos bancos, as agências estarão fechadas no dia 29 de dezembro (sexta-feira). Com isso, o último dia de atendimento presencial ao público em 2023 será 28 de dezembro (quinta-feira). Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro (terças-feiras) haverá expediente normal em todas as agências, com exceção dos locais onde há feriados municipais.

Como alternativa para os dias de agências fechadas, poderão ser usados canais digitais (como sites e aplicativos) e os terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos). Quem tiver contas ou boletos com data de vencimento em qualquer dos dias sem atendimento poderá fazer o pagamento no primeiro dia útil seguinte, sem cobrança de juros ou multa.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que as agências vão funcionar normalmente nos dias úteis (ou seja, estarão fechadas em 25 de dezembro e 1º de janeiro, por serem feriados nacionais). Os cidadãos com serviços agendados podem acessar o site Meu INSS para confirmar as datas.

Os Correios anunciaram que o funcionamento das agências será interrompido nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, além de 1º de janeiro. Entretanto, haverá atendimento normal nos dias 23 e 30 de dezembro nas agências que abrem aos sábados. E nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro as rotinas normais são retomadas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Portal Ouro Branco Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading