Artesanato ganha destaque na programação do Natal em Natal

Prefeitura estimula o setor com políticas permanentes e dá apoio extra no fim do ano a 120 artesãos e empreendedores do ramo que expõem seus produtos na Árvore de Mirassol e Ponta Negra

O artesanato é um elemento predominante na cultura nordestina, traduzindo a identidade, a história e cultura local, por meio dos produtos artesanais, e são essas características que moradores e turistas que frequentam a cidade do Natal estão podendo conhecer mais de perto no entorno da Árvore de Mirassol. Cento e vinte artesãos, artistas plásticos, empreendedores individuais, cooperativas e associação de artesanato e empresas artístico-culturais da região metropolitana expõem no local, dentro do incentivo oferecido ao setor pela Prefeitura de Natal, o que inclui a sua integração ao Natal em Natal.

Das vagas oferecidas ao artesanato na Praça de Mirassol, 80 foram destinadas à exposição no entorno da Árvore e 40 foram preenchidas para permanência na Loja Natal Original. As exposições estão sendo coordenadas pelo Departamento de Gestão Empreendedora, Artesanato e Economia Solidária (Degeaes), vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social (Semtas).

Para o prefeito Álvaro Dias, a inclusão da atividade artesanal na programação cultural faz parte da política de estímulo que a gestão municipal dá ao segmento. “Não poderia faltar mais essa oportunidade para os artesãos de Natal. Até porque o ramo tem um peso na economia local, gerando renda para muitas famílias. Então o artesanato é uma fonte de renda e criatividade extremamente forte em nossa região e na nossa cidade, por isso estamos sempre investindo na atividade”, destaca Álvaro.

Os produtos comercializados durante o Natal em Natal incluem as tradicionais bonecas de pano, peças em metal, quadros, bolsas, acessórios, roupas e utilitários para a casa. Variadas técnicas são utilizadas, como, por exemplo, crochê, bordado, pirogravura, pintura, reutilização e modelagem.

Outra feira importante de comercialização de produtos artesanais está localizada na avenida Praia de Ponta Negra, na Zona Sul. A proposta da Prefeitura é fomentar a atividade no município e ofertar mais um ponto de artesanato na cidade. O público pode visitar a “Feira Cores e Luz”, em Ponta Negra, de quinta a domingo, de 16h às 22h. O projeto vai até o dia 6 de Janeiro, quando se encerram as festividades do Natal em Natal.

Entre os produtos disponíveis, podem ser encontrados em Ponta Negra crochê, biscuit, bonecas de pano, laços, decoração para casa, panos de prato, chaveiro, moda sustentável: roupa e bolsas, além de macramê e trabalhos de pintura em telas e tecidos. A ação é mais uma medida da Prefeitura para a valorização do artesanato natalense, impulsionada também pelos pequenos produtores, atraindo munícipes e turistas para o comércio local. Trinta e dois artesãos vinculados à Semtas estão expondo na avenida praia de Ponta Negra.

De acordo com a secretária Ana Valda Galvão, titular da Semtas, as feiras montadas para o Natal em Natal oferecem infinitas oportunidades para quem gosta e faz arte. “Tendo em vista que as festividades do fim do ano é uma das que mais movimentam a economia local e os artesãos, o artesanato é uma das principais rendas da economia criativa”, ilustra ela.

“Natal Original” fortalece turismo e economia criativa

A Loja Natal Original é um espaço oferecido pela Prefeitura para os artesãos, onde natalenses e turistas têm opção de interação com a arte, cultura, além de poderem comprar produtos genuinamente artesanais. Com localização privilegiada, na Praça da Árvore e próxima ao corredor da avenida Engenheiro Roberto Freire, o espaço é de fácil acesso e vem se consolidando como novo ponto turístico da capital potiguar.

A Loja e seu entorno ganharam destaque para apresentar a riqueza do artesanato potiguar com a exposição de 120 artesãos. Entre os produtos expostos, os visitantes encontram bonecas de pano, peças em metal, quadros, pirogravuras, bolsas, acessórios, roupas e utilitários para a casa.

Ao total, 152 artesãos, artistas plásticos, empreendedores individuais, cooperativas e associação de artesanato da região metropolitana estão expondo seus produtos nos dois pontos montados pela Prefeitura neste fim de ano. A loja também oferece trabalhos autorais de artesãos locais, incluindo o estande “Lugares de Charme”, com a coleção original de artesãos de Natal.

Vacinação

Para aproveitar o grande movimento proporcionado pela programação do Natal em Natal, a Prefeitura oferece ainda um ponto noturno de vacinação ao lado da Feirinha, em Mirassol. O trailer funciona de quarta a domingo, de 16h às 20h. Estão disponíveis as vacinas contra a Covid-19 (menos a Pfizer Baby) e demais imunizantes do Vacinando com Natal, HPV e Meningite.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Portal Ouro Branco Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading