13.5 C
Ouro Branco

Vídeo: Barragem rompe após chuvas e dificulta acesso a serra do João do Vale em Jucurutu, no RN

Anúncios

Um rompimento de barragem ocorrido na última quarta-feira (29) após chuvas intensas em Jucurutu-RN, deixou parte da região da Serra do João do Vale isolada e afetou a construção de uma estrada que estava sendo feita para acessar a região.

Segundo moradores, a correnteza gerada pelo rompimento da barragem carregou animais e dificultou o acesso à região montanhosa.

Estrada da Serra do João do Vale

A obra de construção da estrada que daria acesso à serra é financiada com recursos do governo federal, através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A Prefeitura de Jucurutu informou que está trabalhando para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem, mas ainda não há previsão para a conclusão dos reparos.

As chuvas que caíram na região na última semana ultrapassaram os 90 milímetros e, segundo o departamento de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), o volume de chuvas no mês de março foi maior que a média histórica para o período. O fenômeno climático pode ter sido um fator determinante para o rompimento da barragem.

O isolamento causado pelo rompimento da barragem afetou a rotina dos moradores da região, que relataram dificuldades para acessar serviços básicos, como saúde e educação. Além disso, a perda de animais de criação gerou prejuízos financeiros para muitas famílias.

O rompimento da barragem em Jucurutu-RN chama a atenção para a importância da manutenção e fiscalização das barragens no país, especialmente em regiões que são afetadas por chuvas intensas. É necessário investir em medidas de prevenção e garantir a segurança das pessoas que vivem próximas a essas estruturas.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos