|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em alusão à campanha Janeiro Branco e ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, mulheres e homens trans, travestis e pessoas não binárias atendidos pelo Ambulatório Transexual e Travesti de Natal (Ambulatório TT) participaram, nesta última terça-feira (26), de uma ação de saúde voltada à promoção do autocuidado e ao fortalecimento da saúde mental e emocional.
De acordo com a coordenadora do Ambulatório TT, Cléa Patrícia, a saúde mental representa a segunda maior demanda de acolhimentos no serviço, o que motivou a realização da atividade. “Atendemos muitas pessoas com demandas relacionadas à saúde mental, como ansiedade, por exemplo. Por isso, buscamos ampliar o cuidado para além do atendimento médico, incentivando a criação de estratégias de proteção e fortalecimento da saúde emocional”, explicou.
A ação também integrou a programação em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans. “Durante essa semana, buscamos promover atividades que valorizem e fortaleçam as pessoas que acompanhamos. Pensamos essa iniciativa como uma forma de incentivar o autocuidado e o bem-estar”, acrescentou a coordenadora.
A psicóloga do serviço, Marinna Rezende, destacou que o cuidado com a saúde mental é trabalhado de forma contínua ao longo do ano. “Atendemos um público que, muitas vezes, chega fragilizado emocionalmente, seja pelas vivências relacionadas à identidade de gênero ou pelas violências sofridas fora do serviço. Por isso, ofertamos atendimentos individuais, grupos terapêuticos e rodas de conversa, buscando garantir um espaço seguro e acolhedor”, afirmou.
Durante a ação, os usuários foram convidados a desacelerar e ressignificar a relação com o cuidado emocional e mental, com a oferta de diversas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como auriculoterapia, técnicas de respiração e relaxamento, massagem, aromaterapia, cromoterapia e musicoterapia.
Um dos destaques foi a técnica respiratória e de meditação conduzida pela enfermeira, consultora holística e professora universitária Daniela Bessa, que ressaltou os benefícios da prática para a qualidade de vida. “Apresentamos uma técnica simples de respiração que pode ser realizada no cotidiano, no trabalho ou em casa, auxiliando no controle da ansiedade, do estresse e contribuindo para a melhora do sono”, explicou.
Usuário do serviço desde a inauguração do ambulatório, Derek Alysson destacou a importância da iniciativa. “Esse autocuidado é fundamental para que a pessoa se sinta bem consigo mesma. Corpo e mente precisam estar alinhados, e esse tipo de ação contribui muito para isso”, afirmou.
Derek também elogiou o acolhimento da equipe durante o acompanhamento para o tratamento hormonal. “O ambulatório me ajudou não só fisicamente, mas também emocionalmente. Sempre fui muito bem tratado e acolhido. Esse cuidado contribuiu para que eu pudesse ser, por fora, aquilo que sempre fui por dentro”, relatou.
Inaugurado em 2020, o Ambulatório TT conta com equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, assistente social e psicóloga, voltada ao acolhimento da população transgênera, travestis e pessoas não binárias de Natal. Ao longo de cinco anos de funcionamento, o serviço já acolheu mais de 600 pessoas e realiza, em média, 150 atendimentos mensais entre consultas médicas, psicológicas e de enfermagem.
O serviço também passou a ofertar a administração hormonal para homens trans, com mais de 300 usuários atualmente em acompanhamento hormonal.
O Ambulatório TT funciona em regime de demanda aberta e está localizado na Avenida Nascimento de Castro, nº 2024, bairro Lagoa Nova.
