26.1 C
Ouro Branco

Formação em roteiro impulsiona narrativas LGBTQIAP+ no cinema potiguar

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

As inscrições para o 4º Laboratório de Narrativas LGBTQIAP+ estão abertas e seguem até o dia 13 de fevereiro. A iniciativa tem como foco a formação de roteiristas LGBTQIAP+, oferecendo acompanhamento para o desenvolvimento de roteiros de curta-metragem de ficção, a partir de vivências e perspectivas da própria comunidade. Formação em roteiro impulsiona novas narrativas LGBTQIAP+ no cinema potiguar

Criado em 2019, o Laboratório de Narrativas LGBTQIAP+ nasce da necessidade de ampliar o protagonismo da comunidade na construção de suas próprias histórias. Para os ministrantes Vitória Real e André Santos, a proposta parte de uma crítica histórica à forma como essas narrativas foram, por muito tempo, conduzidas no cinema.

Voltado para pessoas residentes no Rio Grande do Norte, o laboratório chega à sua quarta edição consolidado como um espaço de qualificação e troca no campo do audiovisual. O regulamento completo e o formulário de inscrição estão disponíveis aqui.

“Ao longo da história do cinema, percebemos que as narrativas LGBTQIAP+ foram contadas por pessoas que não vivem e não fazem parte desse meio. É importante que nós tenhamos nosso lugar de fala na concepção dessas narrativas e que pessoas LGBTQIAP+ também se sintam qualificadas para construir essas histórias”, afirmam. Segundo eles, as produções audiovisuais funcionam tanto como um espaço de escape frente aos preconceitos cotidianos quanto como uma ferramenta direta de combate à LGBTfobia.

A quarta edição do laboratório é marcada, ainda, por um olhar estratégico para o mercado de trabalho. “Este ano o propósito é formar pessoas LGBTQIAP+ para o mercado audiovisual”, destacam os ministrantes, reforçando o caráter profissional da iniciativa.

Ao longo das edições anteriores, o laboratório já impactou diretamente a trajetória de diversos participantes. De acordo com Vitória Real e André Santos, há relatos de ex-alunos aprovados em editais públicos e privados e que conseguiram viabilizar suas próprias obras após a experiência formativa. “Esperamos que o laboratório tenha contribuído tanto para a escrita dos roteiros quanto para a elaboração de projetos mais sólidos para os editais”, explicam.

No contexto do audiovisual local e nacional, o projeto busca enfrentar lacunas históricas de representação. A proposta é estimular narrativas que escapem de estereótipos recorrentes associados à população LGBTQIAP+. “Incentivamos histórias que destaquem a diversidade da nossa comunidade. É justamente essa ausência de pluralidade que buscamos preencher”, pontuam.

Durante o processo formativo, os participantes contam com uma metodologia híbrida, que combina aulas teóricas sobre roteiro e escrita criativa com leituras coletivas, exercícios práticos e debates horizontais. Nesse formato, os roteiristas são incentivados a analisar não apenas seus próprios textos, mas também os projetos desenvolvidos pelos colegas, ampliando o olhar crítico sobre diferentes narrativas. Ao final do laboratório, cada participante conclui ao menos o argumento de um curta-metragem de ficção.

As inscrições são destinadas a pessoas que se declarem LGBTQIAP+, tenham 18 anos ou mais, residam no Rio Grande do Norte e apresentem, no ato da inscrição, o perfil do ou dos protagonistas fictícios, além de uma sinopse da história que desejam desenvolver. Também é exigida a assinatura de um termo de compromisso garantindo o sigilo das ideias compartilhadas durante o laboratório. A seleção leva em conta critérios como originalidade, diversidade das narrativas e personagens, além do cumprimento dos requisitos estabelecidos no regulamento.

Para os idealizadores, investir no fortalecimento de narrativas LGBTQIAP+ contadas por quem vivencia essas experiências é uma questão central de representatividade. “É dessa forma que conseguimos nos reconhecer na tela e criar uma identificação real com as obras que nos representam. A representatividade acontece de maneira mais genuína”, concluem.

Serviço
4º Laboratório de Narrativas LGBTQIAP+
Inscrições: até 13 de fevereiro no link.



Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos