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Expofruit 2025: Sebrae-RN destaca valorização da produção local e projeção internacional do “Feito Potiguar”

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Durante a abertura da Expofruit 2025, realizada nesta quarta-feira (20) na Estação das Artes Poeta Elizeu Ventania, em Mossoró, o superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, Zeca Melo, destacou o papel do movimento Feito Potiguar como símbolo de valorização da identidade, cultura e produção local, além da crescente internacionalização da fruticultura potiguar.

Presente desde a primeira edição da Expofruit, o Sebrae-RN renovou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor, apoiando produtores locais e fortalecendo a conexão entre inovação, tradição e geração de oportunidades.

“O Feito Potiguar é um movimento que resgata e valoriza a nossa cultura, a nossa história, nosso jeito de ser, por isso é feito Potiguar. É feito porque é que nem nós, porque é produzido aqui, fabricado aqui, plantado e colhido aqui. E é feito porque também é uma façanha, por isso que o garoto-propaganda é o campeão mundial Ítalo Ferreira”, afirmou Zeca Melo.

Durante o evento, o Sebrae realizou a entrega do selo Feito Potiguar a oito empresas da região, sendo sete delas produtoras de frutas. O selo reconhece a qualidade e a origem local de produtos que representam o melhor do Rio Grande do Norte. Atualmente, mais de 120 empresas potiguares já receberam essa certificação.

Além da valorização do produto local, a atuação do Sebrae na Expofruit inclui projetos estratégicos com instituições como a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o COEX, além da promoção da Rodada Internacional de Negócios por meio do programa Exporta Mais Brasil, em parceria com a ApexBrasil.

“Tivemos uma rodada de negócios com 12 grandes compradores internacionais do mundo todo que estão aqui com o apoio da Apex. Tem gente da Índia, tem gente da China, da Europa, são novos compradores, antigos compradores que estão ampliando o mercado, a gente está vendendo, produzindo, exportando, não apenas melão, mas melancia, manga, caju e outras frutas”, explicou o superintendente.

Zeca também destacou o formato da feira, que mistura ciência e mercado: “Temos discussões técnicas com apoio da UFERSA, sobre irrigação, mudas, manejo e tecnologia. À noite, a feira vira esse grande ponto de encontro de toda a cadeia produtiva: produtores, exportadores, fornecedores, empresas de logística e compradores internacionais. Todo mundo está aqui para fazer negócio”.

A Expofruit 2025 segue até sexta-feira (22) e reúne mais de 200 empresas em uma área de 17 mil m², com expectativa de atrair mais de 40 mil visitantes. Com o tema “Sustentabilidade e Inovação: Fruticultura Tropical Responsável”, a feira consolida Mossoró como a capital nacional da fruticultura durante três dias de intensa programação técnica, comercial e cultural.



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