20.2 C
Ouro Branco

“O meu foco é a gestão, mas meu nome está disponibilizado para o Senado”, diz Fátima

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

Em entrevista à TV Ponta Negra, na última sexta-feira (30), a governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou seu foco “é a gestão”, mas confirmou que se renunciará ao cargo no próximo ano, como exige a legislação eleitoral, para disputar uma das duas vagas ao Senado Federal.

“Claro que o meu foco é a gestão, é assim que vou continuar, porque estou no exercício do cargo. Agora, é evidente que quero aqui dizer que já coloquei de fato o projeto de disponibilizar meu nome para uma das vagas ao Senado em 2026”, declarou a governadora.

Fátima fez uma defesa do legado da sua gestão, com destaque para a recuperação das estradas, a redução nos índices de violência e os investimentos na saúde pública, ao mesmo tempo em que fez críticas à oposição, que ela classificou como “rasteira, desqualificada e misógina”.

A candidatura a senadora “é um desejo do presidente Lula”, segundo governadora Fátima Bezerra. Foto: Carmem Felix/Assecom

A governadora afirmou que sua candidatura a senadora é um “desejo do presidente Lula”. Ela pontuou que a disputa congressual do próximo ano “vai ser muito importante”, alertou que a democracia no país está novamente sob ameaça e relembrou a tentativa de golpe empreendida pela extrema-direita após o resultado das eleições de 2022.

“A gente não pode descuida de maneira nenhuma da disputa congressual, tanto para o Senado como para a Câmara”, avaliou a governadora.

Durante discurso no congresso nacional do PSB, no domingo (1º), Lula disse que a esquerda precisa de “maioria no Senado”, caso contrário, a oposição irá “avacalhar” o Supremo Tribunal Federal (STF).

“Para o Brasil, tem que pensar onde a gente pode eleger e pegar os melhores quadros e eleger senador, deputado, porque nós precisamos ganhar maioria no Senado. Porque, senão, vão avacalhar com a Suprema Corte”, declarou.

Fátima aposta em bom desempenho da Federação PT-PV-PCdoB

A governadora disse confiar que a Federação PT-PV-PCdoB “vai ter uma boa performance” nas eleições do próximo ano, tanto na disputa pela Assembleia Legislativa do RN quanto para a Câmara Federal.

Ela aposta, principalmente, que a deputada federal Natália Bonavides (PT) será uma das grandes puxadoras de voto em 2026, em razão do capital político que conquistou ao chegar ao segundo turno da disputa pela Prefeitura de Natal em 2024.

“Natália saiu das eleições de Natal com um capital político muito expressivo, ela já foi a deputada federal mais votada na última eleição, eu não acredito que ela vai ter uma votação extraordinária e isso vai contribuir para que a federação possa crescer mais ainda a sua representação na Câmara”, analisou.

Fátima citou, ainda, que outros partidos, como PSB, PDT e Rede, estarão junto com o PT na disputa eleitoral de 2026. A governadora também citou o MDB do vice-governador Walter Alves como um “parceiro muito estratégico”.

“O MDB não estará conosco só aqui no plano local. O MDB estará com o Lula no plano nacional. Quando eu falo o MDB, eu me refiro principalmente ao MDB do Nordeste, porque o MDB do Nordeste tem uma parceria já de muito tempo com o presidente Lula”, destacou.

““Estou animada com nome de Cadu”, afirma governadora

“Cadu tem muito potencial para crescer”, disse, em tom de confiança, governadora sobre pré-candidato petista. Foto: Ricardo Stuckert

Além de confirmar sua candidatura a senadora, Fátima também falou sobre o cenário da disputa pelo Governo do Estado. Ela se disse “muito animada” com a pré-candidatura do seu secretário estadual da Fazenda (Sefaz), Carlos Eduardo Xavier.

“Olhando a questão da disputa em 2026, no caso para o Governo do Estado, estamos apresentando o nome de Cadu. Estou muito animada com a candidatura de Cadu. Ele tem um potencial grande para crescer”, disse, em tom confiante.

Ela destacou que Cadu Xavier está ao seu lado desde a transição de governo após a eleição de 2018, quando se elegeu governadora, ressaltou o “talento” e o “preparo profissional” dele e enfatizou o papel que o secretário desempenhou para “arrumar a casa” e “tirar o estado da letargia e da estagnação” em que se encontrava quando a petista assumiu o Rio Grande do Norte.

“Cadu conhece muito bem a realidade do nosso estado, eu não tenho nenhuma dúvida que ele está muito credenciado a assumir essa função de governar o Rio Grande do Norte”, declarou.

Confiança em Walter Alves

Governadora reafirma confiança na relação com vice-governador Walter Alves. Foto: Ricardo Stuckert

A governadora também enfatizou sua confiança no vice-governadora Walter Alves, que assumirá o cargo após sua desincompatibilização no início de abril de 2026.

“Nossa relação aqui com o vice-governador é muito boa, um diálogo muito franco, muito sincero e muito respeitoso. Eu cheguei para Walter, no final do ano (passado), disse a ele que era a vez dele, porque eu devo me licenciar no dia 31 de março de 2026 e a partir do 1º de abril ele vai ser o governador do rio Grande do Norte”, revelou.

De acordo com Fátima, na conversa com o vice governadora, ela disse que, se ele quisesse disputar a reeleição, a situação estaria definida. “Nós estaremos com você”, disse a governadora a Walter Alves, que, segundo ela, declinou de ir para a disputa.

Walter, ainda segundo a governadora, confirmou que apoiará o projeto dela nas eleições de 2026. Diante da manifestação do desejo do vice-governador de assumir o governo, mas não disputar a reeleição, Fátima contou que eles conversaram sobre outros cenários e “aí surgiu o nome de Cadu”.

“Esse é o cenário que nós estamos trabalhando. Esse projeto está vinculado com a reeleição do presidente Lula, porque mais uma vez nós não podemos deixar a democracia sofrer risco de maneira nenhuma. Aqui no estado nós estamos trabalhando com o que eu chamo de forças políticas de perfil de centro-esquerda”, completou.



Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos